• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

5 Coisas que você precisa saber antes de empreender

empreendedorismo

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, precisa saber como fazer da melhor maneira, avaliando todos os detalhes.

 

1 - Faça avaliações: Pense quais os riscos ao sair de um emprego e iniciar algo novo. Verifique se você se identifica com a oportunidade de negócio, se é tolerante aos riscos, se tem firmeza para tomada de decisões. Em um negócio novo, sempre acontecem coisas inesperadas e preparo para isso também é importante. Como lidar com situações adversas. Tenha conhecimento do mercado em que vai entrar. Pesquise tudo a respeito, desde fornecedores, sistemas, marketing, comunicação, equipamentos, entre outros.

 2 - Plano de negócios: Toda empresa deve ter um. Planejamento estratégico é importante. Fazer pesquisas sobre investimentos, público-alvo, localização, mix de serviços e produtos, sobre a concorrência, e criar estratégias que atendam o negócio e o perfil dos clientes. Defina as metas da empresa e os objetivos futuros. Quanto vai demandar de recursos financeiros, por exemplo.

3 - Diferenciais: Identifique qual o diferencial do negócio. Como ele pode se evidenciar. Ofereça algo diferente, não o que já existe. Quanto mais informações sobre o ramo de atuação, melhor. Aproveite para avaliar a viabilidade comercial e um bom ponto de venda, se são adequados e vão atrair visibilidade.

4 - Investimento e sociedade: Saiba o quanto vai ser preciso de capital para investimento, além de capital de giro, e verba para outros detalhes como marketing, margem de risco, reformas no imóvel, e pelo menos seis meses sem pró-labore. Avalie ainda se vai precisar de sócio ou vai arriscar sozinho.

5 - Você e o cliente: Defina quem será seu cliente. Saiba tudo sobre ele. Só assim você vai ter sucesso. Conhecer quem vai comprar o seu produto, ou contratar seu serviço, estimula o crescimento do negócio. Também pense em você! Conhecimento é fundamental para abrir seu negócio. Faça cursos, leia muito, informe-se. Buscar uma consultoria especializada ajuda muito!

Confira também: 3 dicas para começar 2019 com a contabilidade em dia.