5 dicas para uma gestão financeira eficiente em pequenas ou médias empresas
Para qualquer empreendedor, seja ele pequeno ou médio, a parte financeira representa desafio. E mais: manter de forma eficaz, pode ser ainda mais desafiador. Separamos 8 dicas para empreendedores ficarem por dentro dessa missão.
1 – Faça planejamento tributário.
Não tem como fugir do pagamento de impostos. Com um planejamento tributário eficiente, fica mais fácil e tranquilo administrar essa parte. Escolher o regime tributário correto e mais adequado vai ajudar em muito na gestão financeira.
2 – Movimentações financeiras sob controle.
O controle financeiro não tem negociação. Ele é indispensável para custos equilibrados e potencialização de geração de receita e lucro em qualquer negócio. É preciso monitorar com frequência o fluxo de caixa, e isso compreende as entradas e saídas de dinheiro. Assim fica mais prático calcular o que tem disponível para cumprir as obrigações financeiras e manter o negócio em perfeito funcionamento.
3 – Tenha uma reserva financeira.
Todo empreendimento deve estar preparado para imprevistos que podem ocorrer como perda de produtos, quebra de equipamentos, crises econômicas etc. O ideal é criar um fundo de reserva de emergência, e assim minimizar possíveis impactos negativos.
4 – Pró-labore definido.
Em hipótese alguma misture as finanças pessoais das empresariais. Esse erro é muito comum e traz prejuízos ao caixa de qualquer negócio, independente do tamanho dele. Fixar um valor ajuda a controlar as finanças.
5 – Escolha uma empresa de contabilidade eficiente.
Uma contabilidade eficiente e especializada é o suporte que um negócio precisa pra se manter em dia e saudável. Aqui na Calculus podemos te orientar em diversas questões contábeis e estratégicas para o sucesso do seu negócio.
Leia também: Porque você deve regularizar sua empresa