• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

5 dicas pra evitar inadimplência na sua empresa

A inadimplência pode acontecer com empresas de comércio ou prestação de serviços, pessoas físicas, infelizmente. Ninguém deseja passar por isso, então separamos dicas de como evitar e começar o ano da melhor forma, protegendo sua empresa.

1 – Procure conhecer o perfil dos seus clientes, solicitando documentação básica, consultas aos órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa. Ofereça benefícios aos bons pagadores.

2 – Sempre que possível optar pelo recebimento à vista, mas como nem sempre isso é possível, ofereça vantagens como descontos pra quem pagar à vista, boleto ou transferência bancária.

3 – Se a sua empresa é formalizada, emita notas fiscais para todos os serviços prestados, e se possível faça contrato com descrição completa, valores, multas em caso de atraso, entre outros. Outro item importante é a interrupção de serviços em caso de não pagamento.

4 – Use a tecnologia a seu favor, com sistemas integrados de gestão financeira, controle de contas a pagar e receber, de conciliação bancária. É uma ferramenta importante para ter controle de tudo e evitar surpresas desagradáveis.

4 – Quando tiver contrato assinado pelo cliente, com a formalização dos serviços prestados e consequências do não pagamento, fica mais fácil a cobrança. Porém, mantenha sempre a educação ao cobrar seu cliente.

5 – Crie ações para mal pagadores. Os esquecidos podem ser lembrados com e-mail, mensagens no WhatsApp ou mesmo uma ligação. Aqueles que tem problemas financeiros, crie formas de negociação, pra não perder o cliente, afinal instabilidades financeiras acontecem. Aqueles que não pagam, ignoram as tentativas de negociação, devem ser registrados no SPC ou Serasa e ainda com o envio de notificação extrajudicial.

 

Leia também: 4 dicas pra sua empresa ser mais produtiva