• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Como um bom contador pode evitar multas na fiscalização

Como um bom contador pode evitar multas na fiscalização

Todo empresário sabe: sem um contador, é praticamente impossível gerir um negócio com segurança. A expertise de um profissional da área vai evitar uma série de dores de cabeça, além de deixar a empresa sempre em dia, e o principal: evitar multas com o fisco. Se conscientizar da importância da contabilidade para uma empresa é garantir informações de qualidade e sucesso empresarial. Você sabe como um bom contador pode evitar multas em uma possível fiscalização? Se não sabe, dá uma lida neste texto.

Todas as empresas devem declarar nas esferas federal, estadual e municipal, as chamadas obrigações acessórias criadas pelo fisco. O objetivo é controlar as informações jurídicas nas áreas contábeis, fiscal e pessoal.

As obrigações acessórias devem ser informadas pelos contadores e precisam ser encaminhadas da forma correta e no tempo certo, caso contrário, a empresa será obrigada a pagar multas por atraso na entrega.

O contador é a pessoa responsável nas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, por informar ao fisco dados de faturamento, tributos, demissões, admissões, serviços tomados ou prestados, aquisição de mercadorias, entre outros.

Empresário e contador devem criar meios de organização a fim de que todas estas informações sejam entregues da forma certa. Um bom contador, vai se preparar tecnicamente e com recursos adequados. É necessário que a empresa seja consciente da importância destes meios e esteja aberto para cumprir com todas as obrigações.

A tecnologia é um grande aliado na hora de evitar multas. Com sistemas contábeis modernos, a geração de informação é feita com segurança e sem erros.

Leia também: Escolha o Regime de Tributação para sua empresa.