• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Diferença entre lucros e dividendos: o que você precisa saber

Toda empresa tem como principal objetivo a obtenção de lucros. Porém, é preciso estar atento e entender como funcionam os termos técnicos relacionados a contabilidade. E dois deles geram alguma confusão de alguns empreendedores, especialmente ao achar que dinheiro parado em conta de banco significa lucro. Estes dois termos que causam certa confusão, são os lucros e dividendos. Vamos te explicar melhor como funciona cada um deles.

 

Antes, entenda:

 

Distribuição de lucros e dividendos refere-se à remuneração do capital integralizado pelo investidor na sociedade, seja ele sócio ou acionista, que trabalhe ou não na empresa. O recebimento desse valor é a forma do empreendedor ser compensado por ter seu capital investido no negócio e assumido os riscos do empreendimento.

 

Lucros

São distribuídos por uma empresa aos sócios e investidores quando a empresa tem lucratividade dentro de um determinado período. A empresa que distribui lucros está isenta de pagar alíquotas de imposto de renda de pessoa física (IRPF) e contribuição previdenciária (INSS). Porém, haverá outras taxas sobre a distribuição dependendo dos valores apurados e distribuídos e da demonstração do resultado do exercício (DRE).

 

Dividendos

Já os dividendos são uma parcela do lucro líquido paga pelas empresas de capital aberto aos acionistas (pessoas físicas que compraram ações dessas empresas na bolsa de valores). São distribuídos livres de impostos, pagos pelas empresas antes da distribuição ocorrer. Tanto um quanto o outro geram tributação para a empresa, mas nenhuma tributação para os sócios, investidores ou acionistas.

 

Entendido essa parte, fica fácil pensar que as distribuições de lucros ou de dividendos, podem e devem ser bem planejadas e realizadas com responsabilidade. É importante ainda saber que as distribuições são a remuneração dos sócios em razão dos seus investimentos, diferente do pró labore que é pelo trabalho.

 

Também é importante saber que a saúde fiscal de um negócio está ligada a vida de todos os envolvidos. E claro, antes realizar distribuição é necessário observar as possibilidades, quais tributações fazem parte do processo, e ainda, confirmar a existência do lucro.

 

Precisa de mais detalhes? Nós podemos te ajudar! Chame no WhatsApp pra saber mais!

 

 

Leia também: Empresa inativa x empresa sem movimento: entenda a diferença