Os erros mais comuns de gestão financeira e como evitar cada um deles
Sua empresa faz gestão financeira. Mas, ela é eficiente? Para garantir o sucesso e competitividade, fique por dentro dos erros mais comuns e o que fazer para evitar cada um deles.
1 – Falta de sistema de gerenciamento: Para uma gestão eficiente, é necessário usar um sistema de gerenciamento, independente do tamanho da empresa. Desconhecer detalhes a respeito das operações, aumenta as chances de erros e as dificuldades começam a aparecer.
2 – Não registrar as operações: Algumas empresas costumam não registrar as operações, porém, a prática é prejudicial. A falta de registros leva a empresa a um caminho sem controle.
3 – Não estar por dentro de custos e despesas: É regra saber o valor dos custos e despesas de cada serviço, e assim, a margem de lucro. Ter ciência disso, faz toda diferença na saúde financeira do negócio.
4 – Não separar despesas pessoais da empresa: Independente do tamanho do seu negócio, essa separação é fundamental. Evita uma série de problemas financeiros, e mantém seu negócio organizado.
5 – Não fazer balanço patrimonial: A prática é obrigatória em qualquer empresa, também independente do tamanho. O balanço identifica claramente o crescimento ou queda do negócio, mantem a ordem e o planejamento empresarial.
6 – Não fixar pró-labore: Não fixar a retirada mensal é um caminho para grandes dores de cabeça. Especialmente se a empresa tiver sócios. Com um fixo, todos se mantêm motivados para crescer junto com a empresa.
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