Por que as pessoas pedem demissão?
Um estudo, coordenado pelas empresas Reconnect Happiness at Work e a Feedz revelou as principais causas que levam as pessoas a pedirem demissão. A pesquisa foi feita em 2022 com 176 profissionais brasileiros, sendo que 55,5% deles estão em posições de liderança.
Proposta salarial melhor está no topo dos pedidos de demissão, chegando a 41% dos entrevistados. Falta de reconhecimento da empresa, 22% e problemas com chefes, 22% também.
No mesmo estudo um fato interessante: cerca de 50% dos funcionários se sentem comprometidos com o trabalho, a outra metade se considera sobrecarregada (33,5%) ou apática, fazendo o mínimo de tarefas possíveis no expediente (11,9%). Somente 7,4% se sentem realizados.
Especialistas concluíram que priorizar pessoas no trabalho, reconhecendo suas funções e esforços, é essencial para o crescimento de profissionais e consequentemente das empresas. Apontam ainda para a importância de lideranças mais humanas, positivas e que entendam de empatia.
O mesmo estudo avalia que as chefias precisam levar em consideração a rotatividade de colaboradores, o chamado “turnover”.
Os entrevistados responderam ainda sobre a possibilidade de trocar de emprego em 2023. Destes, 20,5% pretendem permanecer no mesmo emprego se forem promovidos ou troquem de área e 13,1% se a liderança mudar de atitude ou for substituída.
Como conclusão, para manter talentos em uma empresa, é preciso conscientizar gestores da importância de motivação e satisfação das equipes. Afinal, pessoas estão sempre buscando realizações.
E na sua empresa, como está esta questão?
Leia também: Startups: como funciona a contabilidade?