Principais dúvidas de quem vai abrir um negócio
Quando se pensa em empreender, surgem inúmeras dúvidas. Mas algumas são bem pontuais, como o tipo de contrato social, regime de tributação, entre outros detalhes que precisam ser escolhidos. Separamos algumas destas dúvidas e de que forma elas podem ser resolvidas.
Contrato social: etapa inicial para abrir empresa. Nele constam informações como:
- Definição do tipo da empresa: nome, endereço, atividade que realiza, entre outros detalhes.
- Definição do CNAE: influencia diretamente na tributação da empresa.
- Descrição dos Sócios: quem são os sócios e quais as atribuições de cada um.
- Fechamento do Capital Social: qual o total de investimento inicial na empresa, como cada sócio arcará com as despesas, etc.
- Escolha do Regime de Tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
– Um regime que apura os impostos da empresa de acordo com seu lucro real. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro em seu início.
Se vai ser:
MEI: Microempreendedor Individual
ME e EPP: Microempresas (ou ME) ou Empresas de Pequeno Porte (ou EPP)
Se Sociedade LTDA: aquela em que os sócios estão estipulados desde o início das atividades, onde cada um entra com sua participação no Contrato Social.
Se Sociedade Anônima: onde o capital é dividido por ações a serem vendidas na bolsa de valores. Comum em grandes empresas.
Se Sociedade Individual: onde existe apenas uma pessoa responsável por todo o capital social.
Tempo dos processos: após o fechamento do Contrato Social, há o registro na entidade de classe, que pode levar entre 1 e 3 meses.
Escolha do imóvel e licenças: a escolha deve ser feita dependendo do segmento e necessidades do negócio. Deve-se verificar quais licenças são necessárias para o segmento e verificar junto à Prefeitura.
Cálculo das despesas: aqui não contam apenas salários e aluguel. O correto é organizar planilhas com todas as informações referentes aos gastos mensais, contando com encargos com folha de pagamento, aluguel, despesas de água, luz e internet e também investimentos que serão realizados nos próximos meses.
Está cheio de dúvidas? Nós podemos te ajudar desde o início!
Leia também: 3 sinais de que a contabilidade da sua empresa precisa de atenção