• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Principais dúvidas de quem vai abrir um negócio

Quando se pensa em empreender, surgem inúmeras dúvidas. Mas algumas são bem pontuais, como o tipo de contrato social, regime de tributação, entre outros detalhes que precisam ser escolhidos. Separamos algumas destas dúvidas e de que forma elas podem ser resolvidas.

 

Contrato social: etapa inicial para abrir empresa. Nele constam informações como:

- Definição do tipo da empresa: nome, endereço, atividade que realiza, entre outros detalhes.

- Definição do CNAE: influencia diretamente na tributação da empresa.

- Descrição dos Sócios: quem são os sócios e quais as atribuições de cada um.

- Fechamento do Capital Social: qual o total de investimento inicial na empresa, como cada sócio arcará com as despesas, etc.

- Escolha do Regime de Tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

 – Um regime que apura os impostos da empresa de acordo com seu lucro real. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro em seu início.

 

Se vai ser:

MEI: Microempreendedor Individual

ME e EPP: Microempresas (ou ME) ou Empresas de Pequeno Porte (ou EPP) 

Se Sociedade LTDA: aquela em que os sócios estão estipulados desde o início das atividades, onde cada um entra com sua participação no Contrato Social. 

Se Sociedade Anônima: onde o capital é dividido por ações a serem vendidas na bolsa de valores. Comum em grandes empresas. 

Se Sociedade Individual: onde existe apenas uma pessoa responsável por todo o capital social. 

Tempo dos processos: após o fechamento do Contrato Social, há o registro na entidade de classe, que pode levar entre 1 e 3 meses. 

Escolha do imóvel e licenças: a escolha deve ser feita dependendo do segmento e necessidades do negócio. Deve-se verificar quais licenças são necessárias para o segmento e verificar junto à Prefeitura. 

Cálculo das despesas: aqui não contam apenas salários e aluguel. O correto é organizar planilhas com todas as informações referentes aos gastos mensais, contando com encargos com folha de pagamento, aluguel, despesas de água, luz e internet e também investimentos que serão realizados nos próximos meses.

 

Está cheio de dúvidas? Nós podemos te ajudar desde o início!

 

Leia também: 3 sinais de que a contabilidade da sua empresa precisa de atenção