Saiba agora o que é planejamento tributário preventivo
Em resumo, o planejamento tributário preventivo é um processo que empresas podem adotar para reduzir a carga tributária de forma legal sem gerar problemas com a Receita Federal.
Para fazer o procedimento é preciso analisar a situação fiscal da empresa, e buscar oportunidades que possam trazer economia de impostos, de acordo com as operações do negócio em questão.
A vantagem do planejamento tributário preventivo é a possibilidade de redução da carga tributária e ainda, antecipação de situações que evitem problemas fiscais. Também ajuda a preparar a empresa para eventuais mudanças na legislação tributária.
O ideal é contar com profissionais especializados, como contadores para fazer o planejamento. Qualquer empresa que deseje se beneficiar de planejamento tributário preventivo, independente segmento de atuação ou tamanho, pode fazer.
Para que o planejamento seja realmente vantajoso e correto, é necessária uma análise detalhada da situação fiscal da empresa. Verificar se os impostos estão sendo pagos corretamente, qual a carga tributária da empresa, registros contábeis devem estar em conformidade com a lei, e claro, se houver erros ou inconsistências que precisam de correção.
Entre os requisitos, conhecer a legislação tributária. Por isso a importância de profissionais capacitados. É preciso conhecer os regimes tributários existentes, quais alíquotas de impostos, benefícios fiscais e as obrigações tributárias são aplicadas ao segmento do negócio.
Com isso, é possível identificar oportunidades legais de redução da carga tributária, incluindo a utilização de benefícios fiscais, escolha do regime tributário mais adequado, reorganização societária, entre outras.
E na sua empresa, como anda o planejamento tributário?
Leia também: Previsão financeira: o que você precisa saber e como aplicar no seu negócio