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Domínio Atendimento

Sete dicas para um outsourcing bem-sucedido

Além da redução de custos e tempo, a decisão pelo outsourcing tem resultado em estratégia de crescimento

Autor: Ederson RiechelmannFonte: Administradores.comTags: empresariais

O reajuste das previsões orçamentárias para 2011 irá levar muitas empresas a terceirizar serviços de apoio, enxugando a folha de pagamento. Iniciativa acertada, principalmente em se tratando de outsourcing de TI, que proporciona atendimento de ponta, alta produtividade e gestão inteligente de tarefas. Essa reestruturação organizacional permite manter o foco nos negócios e ganhar vantagem competitiva.


Além da redução de custos e tempo, a decisão pelo outsourcing tem resultado em estratégia de crescimento. Com o alto grau de competitividade instalado no mercado, grandes empresas adotam soluções inteligentes, estimulando um ambiente agradável não só para clientes externos, como para os clientes internos, retendo os melhores profissionais do mercado, capazes de impactar positivamente suas vidas e – muito importante – os balanços das empresas.


Seguem, aqui, sete dicas para um outsourcing bem-sucedido:


1. Concentre-se no seu core business e terceirize todos os serviços auxiliares. Em muitos casos, a área de TI não é crítica e pode ser terceirizada – gerando redução de perdas e custos. Procure alinhar o outsourcing com os objetivos estratégicos da empresa.


2. Dedique-se a pesquisar boas empresas no mercado, levando em consideração o melhor custo-benefício. Negocie preços, prazos e serviços.


3. Caso você tenha bons profissionais atuando na área que irá ser terceirizada, negocie também com o prestador de serviços a possibilidade de aproveitamento de mão de obra. Essa conduta contribui para a boa imagem da empresa e evita o impacto negativo nas notícias referentes à demissão em massa.


4. Busque sempre um fornecedor que compartilhe dos mesmos ideais e estratégias de crescimento da sua empresa. Parcerias de longa duração, quando os dois lados sentem-se valorizados (ganha-ganha), costumam apresentar um processo de melhoria contínua, com inovações e redução de gastos.


5. Assegure-se de que a empresa contratada encoraja seus colaboradores ao diálogo e ao trabalho em equipe. Um bom ambiente de trabalho é meio caminho andado para o sucesso.


6. Promova sinergia entre as equipes contratadas e terceirizadas, estimulando o respeito mútuo e a confiança necessária para fazer o negócio prosperar como um todo. Nada pior do que uma equipe 'de fora' sentir-se realmente 'por fora' dos movimentos estratégicos da empresa em que prestam serviços. A sinergia dá um novo significado às atividades de cada um.


7. Cuide bem de perto do processo de transição, assegurando que a equipe terceirizada seja treinada o suficiente para se sentir 'in house', comprometida com o desempenho da empresa. Nesse ponto, vale investir em ferramentas e treinamento de alta qualidade. Lembre-se: o negócio tem de dar certo.