O administrador e suas percepções
Somente através do aprimoramento da capacidade de percepção e análise prévia dos fatos, um administrador poderá tomar boas decisões.
Uma vez mais volto ao tema capacidade de análise e interpretação na vida de um administrador e/ou gestor, como sempre digo: O céu é o limite!
Já mencionei anteriormente que o ser humano costumar ver e interpretar o mundo real não como ele de fato é, mas como cada pessoa o vê, percebe e interpreta. Possuímos nossos filtros que são construídos através de nossas experiências anteriores, bem como os fracassos e sucessos.
Nossa percepção é fortemente seletiva, nem tudo o que acontece à nossa volta é claramente percebido. Por sermos tão seletivos apenas conseguimos ver parte do que acontece na realidade, ou seja, somente aquilo que é relevante para nosso comportamento
Isso posto, faz-se mister entender que administrar, gerir, liderar, são atividades que não carregam nenhuma receita de bolo pronta, não há receituário prévio. Administrar, gerir, liderar, dependem, isso sim, de uma perfeita e correta leitura da realidade em que cada situação se apresenta. Para tanto torna-se imperativo para um administrador, esteja ele (a) atuando em qualquer área ou nível hierárquico de uma organização, desenvolver capacidade de diagnóstico/análise, isso mesmo capacidade de diagnosticar, para que consiga ser assertivo em suas decisões e lançar mão das ações mais adequadas e apropriadas à ser efetivadas diante de uma situação.
Toda boa análise deve conter um bom diagnóstico com ação apropriada. Diagnosticar situações, problemas ou necessidades é sempre o passo inicial do bom administrador antes de imaginar a ação apropriada, claro, também faz-se necessário raciocínio rápido e acelerado. Muito importante também é que o administrador seja capaz de ler e ouvir nas entrelinhas e enxergar aquilo que os outros não percebem.
Por fim, mas não menos importante, o bom administrador necessita comunicar-se bem, pois é através da comunicação que ele transmite ao seu público-alvo o resultado de suas análises e tomadas de decisão. E a comunicação que torna uma organização ou uma equipe integrada, capaz de trabalhar em conjunto e produzir resultados.
vou parando por aqui, pois o tema comunicação possui extrema importância e complexidade, merecendo honrosamente uma capitulo a parte, ou melhor, um artigo a parte.
Abraços e até a próxima!