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Domínio Atendimento

Aprenda a contratar e reter talentos

Confira cinco atitudes fundamentais que podem fazer a diferença no momento de contratar e reter talentos

 A falta de profissionais qualificados é um fator alarmante para grande parte das organizações brasileiras. A rotatividade das equipes está cada vez maior. Segundo o estudo realizado pela consultoria global de gestão de negócios Hay Group, em parceria com o Centre for Economics and Business Research (CEBR), a previsão é que até o final de 2014 o índice de turnover esteja ainda mais alto, com crescimento de 12,9% em relação a 2012, o que pode significar 161,7 milhões de trabalhadores mudando de empresa.

As organizações estão perdidas, sem saber o que fazer para reter talentos e conquistar resultados. Para reverter esse quadro, diversas medidas são tomadas, como: a mudança de líderes, aumento de salários, implantação de políticas de benefícios, o estabelecimento de metas e desafios, contudo, nenhuma dessas estratégias parece dar certo. A realidade é que as principais falhas cometidas pelas empresas, que favorecem o crescimento dessa rotatividade, estão na hora da contratação. As empresas não sabem recrutar os colaboradores certos, para as funções necessárias. Através das pesquisas e visitas técnicas que realizo em empresas líderes do mercado internacional, é possível concluir que as tendências estão sempre mudando e que os métodos para contratar profissionais de maneira sustentável já não são mais os mesmos que utilizávamos antes.

Hoje, a técnica mais assertiva para se contratar o profissional adequado está na entrevista “olho-no-olho”, na avaliação do caráter, atitudes e no alinhamento dos propósitos da empresa com os objetivos dos colaboradores. Neste primeiro momento é fundamental ter clareza nas informações, o profissional precisa saber sobre a empresa que ele está entrando, qual a história e quais os valores e propósitos dessa organização, pois apenas desse modo o futuro candidato irá “abraçar” a causa, ou seja, se envolver com o projeto e se sentir parte dele. Vestir verdadeiramente a camisa para jogar junto com o time.

Mas, nada disso será possível se a empresa não tiver um bom profissional de RH para avaliar os candidatos e saber fazer a escolha certa para a organização. Atualmente, esses profissionais são altamente estratégicos para a empresa, deixaram de exercer papéis operacionais para serem peças fundamentais para o sucesso da organização. Este profissional será o responsável por recrutar e desenvolver novos talentos que podem agregar outros valores e ajudar no crescimento sustentável da empresa.

Para conquistar a excelência em serviços, uma organização depende do nível de comprometimento e motivação da equipe com os resultados e metas da empresa. Confira cinco atitudes fundamentais que podem fazer a diferença no momento de contratar e reter talentos:

1- Treinar, Treinar e Treinar

Muitas empresas pensam: por que investir em treinamentos se provavelmente esse colaborador não irá permanecer na empresa por muito tempo? No entanto, esse treinamento da equipe é fundamental para manter a produtividade e o engajamento dos profissionais. Além de mantê-los sempre motivados.

2- Selecione antes de contratar

Devido à falta de mão de obra qualificada, é comum a contratação “desesperada” de profissionais sem um processo de seleção minucioso, avaliando o perfil, os objetivos, a experiência e as habilidades do colaborador. Isso acontece com cargos de extrema importância, como o de vendedor e atendente, que representam o “coração” da empresa. Esses profissionais, por exemplo, são os cartões de visita da loja, por maior que seja a necessidade, não se pode colocar qualquer pessoa para ocupar essa função. Avalie e prepare os colaboradores!

3- Estabeleça regras claras

Para que uma equipe funcione e cumpra com o seu propósito, é necessário seguir algumas regras. Para que isso aconteça, o líder deve passar, de maneira clara e objetiva, todas as normas a serem seguidas, acompanhando constantemente o trabalho dos profissionais. Assim como as regras, as metas e objetivos também devem ser comunicados com clareza para toda a equipe.

4- Ofereça um plano de carreira

Mais que um aumento de salário, as pessoas buscam ser reconhecidas pelo que realizam. Todo profissional quer crescer no mercado de trabalho, e principalmente dentro da organização que atuam. Por isso, é fundamental estabelecer um plano de carreira logo no início da contratação e oferecer os recursos para que os colaboradores possam conquistar essa meta. Essa tarefa simples fará com o que o funcionário se sinta motivado e que permaneça na empresa por um bom tempo.

5- Seja flexível

Da mesma forma que é preciso estabelecer regras claras e colocar limites, a flexibilidade é essencial para o sucesso da empresa. Os líderes precisam acompanhar de perto as competências individuais, ouvir os profissionais e se for possível fazer sessões de coaching regularmente com a equipe. Às vezes precisamos considerar que as estratégias e os planejamentos que funcionavam antes, podem não valer mais. As tendências mudam, o perfil dos funcionários também e as empresas que não caminharem junto com essas mudanças, podem ficar para trás e perder profissionais valiosos.

Seguindo essas estratégias, a organização conseguirá contratar e manter profissionais, diminuindo a rotatividade da equipe. Será capaz de construir e desenvolver colaboradores altamente qualificados e comprometidos com o propósito e metas da empresa, que irão gerar “resultados sustentáveis” para a corporação.