• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Use a inteligência emocional e bata suas metas em 2016

Aldan afirma que o autoconhecimento é importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão.

A Inteligência Emocional (IE) trabalha características pessoais que auxiliam no desenvolvimento e crescimento profissional dos indivíduos. De acordo Carlos Aldan, especialista em IE e CEO do Grupo Kronberg - empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching -, essa é uma prática que, se aplicada às metas definidas para o novo ano, ajudará no sucesso em atingi-las e, consequentemente, na realização profissional e pessoal de cada um. As características a serem trabalhadas na personalidade dos profissionais são Autoconhecimento, Autogestão, Motivação, Empatia e Habilidades sociais.

Aldan afirma que o autoconhecimento é importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão.

"Um bom exemplo das vantagens do autoconhecimento é saber identificar a insatisfação no trabalho, que pode ser resultado de um relacionamento ruim com líderes e colegas, ou mesmo a necessidade de explorar novas áreas por não se identificar com o ramo em que atua. Além disso, essa característica auxilia no desenvolvimento de cada um, pois é possível identificar quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos, resultando num crescimento tanto profissional quanto pessoal", explica.

A empatia é outra importante característica a ser desenvolvida para o alcance de novas metas. Pode ser considerada como a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, receios e necessidades.

"A empatia resulta num melhor relacionamento com os colegas de trabalho, sejam eles líderes, superiores ou profissionais com o mesmo cargo. Quando se constrói bons relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, a identificação de personalidades e reações se torna mais rápida e, mais uma vez, conseguimos tomar atitudes racionais e estratégicas mesmo em situações desafiadoras", finaliza Aldan.

Aprenda as funções dessas cinco características da IE:

1 - Autoconhecimento. Conhecer a si mesmo permite definir com exatidão as próprias emoções, identificando também as diferentes nuances e intensidades de cada sentimento. Ao saber de onde vem determinada reação, o profissional adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

2 - Autogestão. Na prática da autogestão é possível reconhecer quais são as qualidades e também identificar quais as vulnerabilidades que se pode trabalhar. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema e permite que o profissional atue com eficácia na administração das próprias habilidades e deficiências.

3 - Motivação. O engajamento diminui quando o alcance das metas está muito distante. Por isso, profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar à perda de produtividade e frustração.

4 - Empatia. Pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, construindo relacionamentos fortes e saudáveis, além de ter bom convívio com os demais colegas. A partir disso é possível melhorar o clima da empresa, neutralizar pessoas negativas e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

5 - Habilidades sociais. Ter um julgamento sensível em relação às pessoas ao redor fazem com que o profissional tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a ele. Assim, torna-se possível identificar a personalidade dos colegas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias para saber lidar com elas.