• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Veja 7 maneiras de lidar com colegas de trabalho irritantes

Você convive com pessoas insuportáveis no escritório?

Se você frequenta um ambiente de trabalho que tolera comportamentos ofensivos, talvez seja um sinal de que é hora de mudar para um lugar que esteja de acordo com os seus valores

A maioria das pessoas não são irritantes de propósito, mas é importante que descubramos como lidar com elas pessoas no dia a dia. Você pode não conseguir controlar a maneira como as outras pessoas se comportam, mas pode tomar o controle da situação e melhorar o clima no ambiente de trabalho com algumas dicas simples.

Veja as sugestões do empreendedor e colunista da Inc. Magazine Kevin Daum.

1. Confronte-as
É possível que as pessoas não saibam que estão fazendo algo irritante? Sim. Nem todas se conhecem bem. E é possível que as coisas que elas fazem e irritam você, não sejam irritantes para os outros, especialmente para elas próprias. Se umas dessas pessoas está relamente atrapalhando você, convide-a para tomar um café e ter uma conversa franca. Tente não julgá-la. De maneira gentil e objetiva, diga como o comportamento dele está impactando você. Sugira soluções possíveis que não a ofendam. Ela pode decidir odiá-lo, mas pelo menos, vai passar a evitá-lo e consequentemente você não sofrerá mais com a presença dela.

2. Entenda-as
Você pode tentar conhecer a pessoa e descobrir quais são os motivos que a levam a apresentar um comportamento tão reprovável. Pode ser que após conhecer sua história, você se torne mais tolerante, e o comportamento que tanto te irritava não te perturbe como antes.

3. Ajude-as
Considere ajudá-las a mudar de comportamento. Se elas estiverem dispostas a mudar, vão permitir que você lhes dê algum feedback.

4. Evite-as
Quando essas pessoas continuam sem perceber que estão prejudicando as outras, o melhor que você pode fazer é manter distância delas. Mude sua mesa de lugar e evite tê-las na sua equipe. Se ainda assim, elas não entenderem a mensagem, você não terá que vê-las ou ouvi-las.

5. Ignore-as
É para isso que os fones de ouvido foram criados. Se você não conseguir persuadi-las a mudar de comportamento, você terá que encontrar maneiras de impedir que elas invadam seu espaço. Use som e atividades para redirecionar sua atenção para coisas que te fazem feliz e te deixam em paz.

6. Expulse-as
Se alguém é realmente prejudicial à saúde da equipe então talvez seja o caso de tomar algumas medidas drásticas. Você pode conversar com o seu gestor para tentar transferir o funcionário para outro setor, ou ajudá-lo a desenvolver a carreira em outro lugar.

7. Deixe-as
Ninguém merece ter uma vida miserável no trabalho dia após dia. Se você frequenta um ambiente de trabalho que tolera comportamentos ofensivos, talvez seja um sinal de que é hora de mudar para um lugar que esteja de acordo com os seus valores.