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Domínio Atendimento

A importância da comunicação interna dentro das corporações

As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar

Não é segredo para ninguém que a comunicação interna é um dos principais pilares para qualquer sucesso. O estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI) aponta que 76% de 300 grandes companhias entrevistadas, define a falha na comunicação como o principal fracasso de projetos de áreas diversas.

O bom planejamento de comunicação interna resulta em eficácia no trabalho e assertividade na gestão. “Um fator importante da comunicação interna é fazer com que todos os colaboradores compartilhem das vitórias da empresa mesmo não sendo parte final (comercial/venda) da cadeia de produção da empresa”, conta o Co- fundador e co- CEO da ABlab, Paulo Fernandes.

A comunicação interna também é responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de melhorar a rotina de trabalho. Além disso, é importante conhecer o perfil dos colaboradores e manter atualização de novos perfis. As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar.

“Com o aumento do quadro de funcionários a dificuldade de manter a mensagem e a compreensão uniforme torna-se tarefa praticamente impossível sem uma estratégia de comunicação interna e treinamento de novos e atuais funcionários”, declara Paulo Fernandes.


Um trabalho bem feito de comunicação interna permite estruturar uma distribuição da informação: os dados certos chegando às pessoas certas. Isso evita mal-entendido, erros ou retrabalho por carência de informações. Não se preocupar com a comunicação interna é o principal erro das empresas. Quando uma empresa deixa de lado essa questão, pode enfrentar grandes problemas, desde falhas de relacionamento a perda de produtividade e até mesmo de receita.

“O bom entendimento da empresa, seus processos, mudanças e cultura ajuda a minimizar erros e potencializa a capacidade de autogestão e replicação de mensagem que seus colaboradores têm. Normalmente esse resultado fica explicito com aumento de produtividade e eficácia da empresa”, destaca o empresário.