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Domínio Atendimento

Reativo ou proativo: quem é você no mercado de trabalho?

Se ser reativo nos dias de hoje pode ser considerado um problema, para superar as expectativas do seu chefe ou do seu cliente é preciso incluir um propósito à sua proatividade

Com a recessão econômica enfrentada pelo país, as equipes têm se tornado cada vez mais enxutas e, consequentemente, as organizações têm buscado profissionais ainda mais produtivos. Dentro desse contexto, a proatividade se tornou um critério bastante relevante durante as seleções. Mas, como saber se você atende esse requisito?

É simples. Em geral, existem dois perfis comportamentais proeminentes entre os trabalhadores brasileiros: o reativo e o proativo. Profissionais que se encaixam na primeira categoria são aqueles que fazem exatamente as atividades que lhe são pedidas e sentem-se valorizados por isso. Os reativos chegam no horário, cumprem prazos e executam suas funções com eficiência e qualidade.

Já os proativos são reconhecidos por fazerem além do esperado. São pessoas que procuram informações e oportunidades para fazer acontecer. Possuem a capacidade de lidar com riscos, erros e pressão a curto prazo, de visualizar realidades futuras, gerenciar de forma flexível, inovar e liderar.

Não é difícil perceber porque esses profissionais têm sido os queridinhos das empresas. Eles são os grandes responsáveis por tornar a gestão do negócio mais segura e lucrativa. Contudo, é importante frisar que esse comportamento só é realmente valorizado quando o básico também é executado com eficiência. Afinal, do que adianta criar tanta expectativa se o feijão com arroz não for bem feito?

Além disso, toda essa proatividade deve ser coerente com as metas e a visão da empresa. Caso contrário, pode provocar um grande desgaste para a organização. De um lado, o funcionário se sentirá desmotivado por estar sempre nadando, nadando e morrendo na praia e, por outro, o empregador não receberá os resultados que tanto almeja.

Dessa forma, se ser reativo nos dias de hoje pode ser considerado um problema, para superar as expectativas do seu chefe ou do seu cliente é preciso incluir um propósito à sua proatividade. Assim, todos saem ganhando, uma vez que a empresa poderá entregar resultados melhores e você terá ainda mais chances de crescer na sua carreira. Agora, que você já identificou qual o seu perfil comportamental, não perca tempo em aprimorar ou desenvolver novas habilidades. Comece a ser proativo agora mesmo!