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Domínio Atendimento

Você é a alma da sua empresa: como sua identidade pode ser um dos maiores diferenciais do negócio

O sucesso de um empreendimento é, pelo menos nas suas fases iniciais, extremamente dependente do empreendedor. É ele que personifica a experiência, que se relaciona com os clientes, idealiza e, muitas vezes, efetua a entrega dos produtos ou serviços.

Por trás de todo empreendedor, existem dois requisitos essenciais:

1) Capacidade de sonhar

2) Capacidade de construir meios para transformar sonhos em realidade

Você deve imaginar a diversidade de competências necessárias por trás dessas tarefas, certo? Mas a paixão que o empreendedor tem pela própria ideia e o alto nível de confiança na sua capacidade para executá-la podem fazer com que ele acredite ter todas essas exigências. Por isso, muitas vezes o plano criado para realizar seu sonho acaba não considerando o desenvolvimento ou a complementaridade de conhecimentos, habilidades e atitudes.

O EMPREENDEDOR ACABA ASSINANDO, MESMO SEM QUERER, UM FORTE CONTRATO COM A RAZÃO.

O sucesso de um empreendimento é, pelo menos nas suas fases iniciais, extremamente dependente do empreendedor. É ele que personifica a experiência, que se relaciona com os clientes, idealiza e, muitas vezes, efetua a entrega dos produtos ou serviços. Seu “nome” e sua participação na entrega ajudam a aumentar a credibilidade do que está sendo oferecido.

Assim, o empreendedor e a marca da empresa se confundem. A identidade dele — tudo o que acredita, pensa, fala e faz — é transportada para a identidade corporativa que, por sua vez, também cria a identidade de marca da empresa.

Muitas vezes a marca criada considera o desejo do que a empresa vai ser, mas na prática não encontra sustentação nos comportamentos e atitudes do empreendedor ao interagir com seus diferentes interlocutores.

Por que isso ocorre? Uma possível resposta é o planejamento da empresa e a construção da marca sem o conhecimento e a compreensão de quem ele realmente é como empreendedor.

A formação das características emocionais de uma marca é a parte mais sensível do seu processo de construção e gerenciamento e herda parte das motivações e características do empreendedor.

Ampliar a consciência sobre essa relação emocional entre “criador” e “criatura” e compreender seus impactos é um caminho para o gerenciamento de uma estratégia de marca eficaz, entrelaçando a cultura organizacional, os valores e a própria estratégia da empresa.

Como fazer isso? Não há um trilho seguro que nos leve às respostas, e sim diferentes trilhas que dependem da capacidade do empreendedor de focar no seu desenvolvimento pessoal tanto quanto valoriza o desenvolvimento da sua empresa.

Compartilho com você quatro competências que considero estratégicas neste processo:

Autopercepção

Quando há a impressão de falta de coerência e consistência entre aquilo que é pensado, falado e feito, o crescimento e a sustentabilidade da empresa se tornarão ainda mais difíceis. Para minimizar este risco, ainda na fase de modelagem do negócio, é preciso haver o desejo genuíno e a coragem do empreendedor de ampliar o conhecimento que tem do seu conjunto de competências e preferências individuais.

A ampliação do conhecimento sobre si próprio deve ser um dos fatores que orientam a escolha e a forma de interagir com eventuais sócios, colaboradores, parceiros, fornecedores e até clientes.

O empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais especializados como coaches e mentores, mas também com seu senso crítico e com pessoas de confiança da sua rede de relacionamentos para ajudá-lo na ampliação da visão que tem de si mesmo e no desenvolvimento dos atributos necessários.

Liderar por visão e propósito

A construção da visão de futuro, ter coragem para definir “quem será” a empresa e que identidade corporativa ela terá deve ter lugar de destaque na agenda do empreendedor desde a concepção da ideia de negócio.

A definição de Propósito, Missão, Visão e Valores da empresa deve ser verdadeiramente compreendida como um processo estratégico de responsabilidade e de interesse do empreendedor. Seu processo de desenvolvimento deve, entre outros fatores, considerar a análise da sua própria identidade, da identidade corporativa e dos atributos desejados para a marca da empresa.

Na maior parte das vezes como o empreendedor está empenhado em fechar a próxima venda, não dedica tempo suficiente para comunicar esta visão. Na estratégia de gestão de pessoas, a ausência deste norte dificulta a atração e o desenvolvimento de profissionais com os comportamentos que vão dar sustentação à visão de futuro idealizada.

Planeja e Alinha

O empreendedor precisa diariamente se perguntar: O que a empresa diz ser é o que ela realmente é? Deve haver uma inquietude constante no sentido de garantir que processos, estratégias e, principalmente, as pessoas espelhem o que a empresa diz ser. A tradução dos atributos essenciais da marca corporativa deve estar em todos os detalhes da sua construção. Tudo que for comprado ou desenvolvido para a empresa precisa conversar diretamente com os atributos da marca da empresa.

A EVENTUAL LIMITAÇÃO DE RECURSOS NÃO PODE SER USADA COMO UM EMPECILHO PARA CONSTRUÇÃO DE COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA

A mesma criatividade e paixão que movem o empreendedor a vencer os obstáculos de negócio precisam inspirar a construção e a comunicação de uma identidade corporativa que reforça a marca desejada. Os funcionários e o ambiente precisam espelhar essa marca, tanto quanto ou mais que os produtos e serviços oferecidos.

Se você quer escalar seu negócio, sua empresa não pode depender só de você. O atendimento que um cliente recebe de um funcionário precisa estar tão alinhado com a identidade do negócio como se o próprio dono estivesse ali. Esse é um processo que começa com a contratação de pessoas alinhadas com a cultura e continua com um monitoramento constante para descobrir se seus clientes recebem o tratamento que você espera, se a experiência deles continua impecável e se sua marca está sendo percebida pelos mesmos pontos positivos que fizeram um dia ela nascer.

Comunica de modo inspirador

O mundo dos negócios vem se desenvolvendo sob a influência de fatores como: construção coletiva, experiência do cliente, sustentabilidade, propósito etc. Com isso, o saber conviver se tornou mais relevante do que o saber aprender e o saber fazer. Para ser bem-sucedido é necessário demonstrar habilidades sociais e de relacionamento.

Conhecer suas preferências de interação, reconhecer as dos outros e investir tempo no desenvolvimento de habilidades que vão permitir se comunicar e interagir mais e melhor com pessoas diversas passa a ser prioridade estratégica na agenda de qualquer empreendedor. Desde um pitch de vendas, passando por dar e receber feedback, até a disseminação do propósito e visão de futuro da empresa o empreendedor precisa vencer a eventual timidez e falta de confiança e se comunicar.

PRECISA ASSUMIR E ESTAR APTO A EXERCER O PAPEL DE UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS POR INSPIRAR AS PESSOAS POR MEIO DA SUA CAPACIDADE E VONTADE DE CONTAR AO MUNDO QUEM É A SUA EMPRESA

Muitos outros desafios poderiam ser mencionados para empresas nascentes ou em crescimento, mas acredito de verdade que todos têm em comum a característica de cederem diante da incansável energia e foco que um empreendedor apaixonado pelo que faz é capaz de demonstrar quando genuinamente quer algo.

Tomo, então, a liberdade de fazer uma provocação e afirmar que o ponto mais importante é se o empreendedor quer genuinamente ser, ele mesmo, percebido como uma marca que inspira, contribuindo diretamente para fazer do seu sonho uma realidade escalável com capacidade para transformar o mundo em um lugar melhor.

Qual é a sua marca? Qual é a sua identidade?

Na prática, o que você pode fazer?

1) Para trabalhar a autopercepção, faça o exercício usando essa ferramenta de autoconhecimento para empreendedores. Entenda quais são seus pontos fortes e a desenvolver e como eles podem afetar seu estilo de liderança, tomada de decisão até a cultura da sua empresa.

2) Se sua empresa ainda não tem definidas Missão, Visão e Valores, essa outra ferramenta pode te orientar. Ter esses textos escritos no papel é uma forma de materializar o que você considera como core e identidade do negócio.

3) Atingir um terceiro estágio de construção de marca exige refletir sobre tudo que fez ela chegar até aqui. Use o eBook Branding: Qual a alma da sua empresa? para te guiar nessa reflexão e não se esqueça de sempre usar o sonho grande como base de construção verdadeira para uma marca feita para durar.