• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

4 elementos para uma gestão financeira eficiente

A gestão financeira é um dos grandes diferenciais de empresas organizadas e competitivas. Essencial em qualquer negócio, não importando o tamanho dele ou segmento que atua, é preciso atenção e controle. Uma boa gestão financeira garante o sucesso de uma organização, sem preocupações com oscilações econômicas ou com a concorrência.

Separamos 4 elementos importantes pra você ficar atento!

 

1 – Realidade da empresa

Reconheça quem melhor entende do negócio, seja colaborador ou gestor. Uma gestão financeira eficiente é pautada por conhecimento. Entender os riscos e oportunidades e como a gestão pode ser otimizada.

 

2 – A saúde financeira

O ideal é controlar as informações e processos, evitando assim, dores de cabeça. Todas as movimentações financeiras devem ser controladas e registradas. Analisar os números é outro fator importante. Organizar-se passa por prever gastos, estipular metas, controlar gastos, fazer o dinheiro render entre outros.

Aqui alguns fatores são importantes:

O fluxo de caixa precisa ser analisado, pois achar que há dinheiro sobrando com novas vendas ou contratos, é um erro comum que leva a decisões equivocadas, gastar mais dinheiro do que precisa.

As finanças precisam de avaliação constante: se há necessidade de corte, onde pode investir mais, impactos da folha de pagamento, entre outros aspectos.

 

3 – Relacionamento com o cliente

Um cliente satisfeito indica muitos outros. O ideal é investir em treinamento e capacitação de colaboradores, garantindo assim que serviços e atendimento sejam feitos com qualidade.

 

4 – Usar os dados a favor do negócio

Para uma empresa seguir seu rumo da melhor forma possível, é preciso tomar decisões que impactem em seu crescimento. E, uma das melhores maneiras de fazer isso, é usar a base de dados financeiros. Compreender garante mais acertos, identificação de problemas e uma melhor performance nos resultados financeiros, já que permite traçar estratégias de soluções para possíveis problemas encontrados.

 

E na sua empresa, como anda a gestão financeira?

 

Leia também: 7 coisas sobre contabilidade e crescimento de empresas que você precisa saber agora