• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

6 dicas para fidelizar clientes

Existem muitas maneiras de conquistar clientes, mas fidelizar cada um deles é o mais importante, e nem sempre o empreendedor sabe como fazer. Separamos 6 dicas que vão te ajudar a fidelizar clientes e fazer com que eles estejam sempre engajados no seu negócio.

 

1 - Atendimento qualificado: isso não é segredo pra ninguém. Atender bem é essencial, mas a qualidade desse atendimento importa e faz diferença. Não deixar cliente esperando por muito tempo, ter um suporte ágil mantém o cliente interessado no seu produto ou serviço.

 

2 – Equipe treinada: de nada adianta responder rápido se a equipe não tem preparo. Ofereça treinamentos, cursos e o que for necessário pra que o atendimento da equipe seja de excelência. O ideal é que o atendimento seja rápido, preciso, saber tudo sobre o produto e o serviço, e ainda saiba lidar com adversidades que possam surgir e claro, saber contornar.

 

3 – Conheça as expectativas dos clientes: é essencial saber o que seu cliente deseja. Superar as expectativas deles, leva a uma jornada de compra muito mais interessante. Se você prometeu em dois dias, será que consegue fazer em um dia?

 

4  - Valor agregado: você vende um produto ou um serviço e pode pensar em agregar valor a eles. Como? Investir em marketing de conteúdo, atendimento especial, oferecer além do que ele espera. Às vezes, entregar o produto com um mimo ou um agrado, faz toda diferença. Um bombom, um bilhete personalizado. Há diversas estratégias.

 

5 – Humanize os processos: nem todo mundo fica satisfeito sendo atendido por um processo automatizado. Ele pode funcionar até certo ponto, mas é preciso identificar em que momento precisa da intervenção humana. Uma conversa pra entender, facilita muito e melhora o canal de comunicação.

 

6 – Feedbacks são importantes: essa pode ser uma das melhores formas de saber como anda a satisfação dos seus clientes. As formas podem variar entre deixar uma caixa de perguntas, um questionário ou até mesmo perguntar diretamente para a pessoa. Como ela se sentiu na jornada de compra, o que esperava, se foi atendido como gostaria e se o pós-venda atuou da forma correta. São alguns pontos, mas é possível identificar vários outros.

 

E na sua empresa, como anda a questão de fidelização de clientes?

 

Leia também: Saiba agora o que é planejamento tributário preventivo