Como fazer um controle de gastos eficiente
Em qualquer empresa, a saúde financeira depende de diversos fatores. Sejam estratégicos ou operacionais, eles são importantes um controle financeiro eficiente. E você sabe como fazer isso?
O controle financeiro é um dos principais instrumentos da gestão financeira, e quando é bem planejado, faz com que empresas cresçam e obtenham mais lucros. Ele envolve análise de despesas realizadas e assim é possível compreender melhor cada uma delas. Fica mais fácil identificar formas de reduzir custos, por exemplo.
E o controle de gastos apresenta benefícios, como uma visão geral do fluxo de caixa, gastos melhores controlados, informações precisas das finanças da empresa e conhecimento do comportamento das despesas para tomar decisões certas.
E como fazer um controle financeiro eficiente?
1 - Separe as contas pessoais das contas da empresa: misturar contas é um erro bem amador que pode colocar a empresa em uma situação difícil.
2 – Saiba tudo sobre as despesas da empresa: é preciso entender e saber cada uma das despesas. Comece pelo mais simples, despesas fixas, variáveis, e assim é possível ver qual pode ser eliminada ou reduzida.
3 – Equipe envolvida: o ideal é que os colaboradores estejam envolvidos na estratégia de controle de gastos. O engajamento é saudável para a empresa, e todos podem contribuir com sugestões.
4 – Metas: assim que identificar todos os gastos, trace metas semanais ou mensais que possam ser alcançadas. Essa atitude gera motivação.
5 – Reserva: com um controle eficiente, será possível fazer uma reserva financeira para eventuais momentos difíceis. O ideal é que a reserva tenha de três a seis vezes o valor do capital de giro.
E na sua empresa, como está o controle de gastos?
Leia também: Diferença entre lucros e dividendos: o que você precisa saber