• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Conheça agora os 7 erros que mais comuns dos empreendedores e saiba como evitá-los

Decidiu empreender? Pois saiba que não importa o tamanho da empresa ou o segmento escolhido, pesquisar e planejar é a melhor maneira de iniciar um negócio. Porém, nem sempre todos os pontos são observados e alguns detalhes escapam colocando o negócio em risco. Quer saber como evitar isso? Separamos os 7 erros mais comuns e como evitar cada um deles.

 

1 - Não fazer plano de negócios: toda empresa precisa de um plano de negócios. Ele é fundamental, já que nele constarão informações como os objetivos do negócio, a forma de alcançar cada um deles. O documento é importante para seguir um caminho de sucesso. Ele deve ser compartilhado com os colaboradores, assim todos podem seguir juntos para atingir os objetivos listados.

 

2 – Descuidar da gestão financeira: se você negligenciar essa parte, vai ter problemas. É preciso acompanhar de perto o fluxo de caixa, controlar as contas a pagar e a receber, entre outros. Dessa forma é possível saber onde o dinheiro foi gasto, como tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

 

3 – Misturar contas pessoais com empresariais: esse é o erro mais clássico. Essa “mistura” pode afetar o capital de giro, por exemplo. O ideal é estipular um valor de pró-labore, e claro, nunca pagar contas da empresa com o dinheiro depositado em contas pessoais, e vice-versa.

 

4 – Permanecer na informalidade: não formalizar o negócio limita uma série de coisas no negócio. Com CNPJ, a empresa é reconhecida legalmente e tem direitos fiscais e jurídicos preservados. E isso atrai confiança dos clientes. Não formalizar também tem desvantagens: problemas com a Receita Federal; não poder emitir notas fiscais; não poder contratar funcionários, realizar operações bancárias em nome de pessoa jurídica; e muitos outros.

 

5 - Manter estoque desatualizado: estoque parado é sinônimo de perda financeira e mais, paralisação das atividades. Uma gestão otimizada garante menos desperdício e mais controle de gastos. Atualmente existem sistemas de gestão que permitem controlar de forma eficaz o estoque.

 

6 – Ignorar a concorrência: ter concorrentes não deve ser um problema, afinal ela estimula a criação de novos produtos e qualidade de serviços. A concorrência não deve ser ignorada ou subestimada, deve ser observada, e assim descobrir novas formas e oportunidades no seu segmento.

 

7 – Ignorar o cliente: ouvir o cliente é essencial. É importante saber como eles veem a empresa, produtos, e com base nisso, ter atitudes para melhorar. Cliente insatisfeito influencia negativamente até 20 pessoas. Peça feedbacks aos clientes, faça pesquisas de satisfação, e assim promova melhorias.

 

Compartilhe essas informações com quem está empreendendo!

 

Leia também: Saiba quais são os 5 documentos contábeis mais importantes de uma empresa