• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Saiba quais são os 5 documentos contábeis mais importantes de uma empresa

Documentos contábeis são obrigatórios e oferecem uma perspectiva das condições e possibilidades de uma empresa. Portanto, eles são fundamentais para o bom andamento de um negócio. Separamos os 5 documentos contábeis mais importantes em uma empresa.

1) Notas fiscais: estão entre os mais importantes para uma empresa. Com elas, a contabilidade calcula os impostos devidos a cada mês. As notas fiscais dão informação sobre clientes, vendas, despesas e outros detalhes. Mas, é preciso estar atento. É fácil de errar, especialmente no envio, que pode gerar penalidades e multas. Sistemas automatizados auxiliam no controle e mantém tudo organizado.

2) Extratos de meios de pagamento: onde constam as informações sobre faturamento, usadas para calcular tributos, lucro ou prejuízo do negócio. São fundamentais para a contabilidade e tomada de decisão em relação à empresa. Nos extratos, constam também a data de pagamento de clientes, taxas, entre outros.

3) Comprovantes de recolhimento de tributo: com eles, é possível realizar o trabalho de guias de pagamentos de tributos por exemplo, pois permitem que o contador levante saldo de fornecedores, despesas a pagar, empréstimos e relatórios de contas com detalhes.

4) Documentos trabalhistas: registram toda a movimentação de empregados/funcionários, como impostos pagos, folhas de pagamento, alguns obrigatórios que devem ser armazenados.

5) Contratos diversos: alguns são obrigatórios, auxiliam a gerenciar contratos firmados, realizar pagamentos, gerenciar outros detalhes da rotina contábil.

Bônus: Essenciais para uma rotina contábil precisa, os documentos contábeis contêm informações importantes para gerenciar o negócio, mantendo em dia para uma empresa sustentável. Sem estes documentos fica inviável para a contabilidade fazer um bom trabalho. Manter em dia estes documentos faz toda diferença no seu negócio.

Tem dúvidas? Aqui na Calculus te ajudamos com todos estes documentos.

Leia também: Principais dúvidas de quem vai abrir um negócio