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Domínio Atendimento

Empresas inativas, ainda tem obrigações contábeis?

As obrigações contábeis não encerram junto com uma empresa. Ao encerrar as atividades, é preciso ficar vigilante, e assim evitar multas e complicações no futuro.

 

Entre as principais obrigações está o preenchimento correto da Declaração de Inatividade na Receita Federal, o documento dispensa a empresa de algumas obrigações acessórias como por exemplo, a entrega de declarações mensais ou trimestrais. Caso haja movimentação ou receita, uma declaração de rendimentos deve ser entregue.

 

Outra obrigação diz respeito a manutenção dos livros contábeis. Mesmo que a empresa seja inativa, os livros contábeis devem estar em ordem e de acordo com as normas contábeis vigentes. É mais uma forma de garantir que as informações sejam mantidas de forma íntegra.

 

As obrigações trabalhistas também precisam estar em dia e precisam ser acompanhadas, como pagamento de salários, fundo de garantia (FGTS), férias, entre outros.

 

Outra importante obrigação, diz respeito aos municípios e leis municipais. As prefeituras têm suas leis, e algumas exigem que seja entregue declaração de inatividade. Com isso, é de grande importância estar por dentro das obrigações municipais que a empresa deve cumprir.

 

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