• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Profissional liberal x Autônomo: entenda a diferença

Se você quer saber a diferença entre estes dois profissionais, chegou ao lugar certo! Vamos te explicar quais as diferenças entre eles!

 

Profissional liberal:

É aquele que exerce suas atividades profissionais de acordo com uma legislação própria. Dessa forma, estes profissionais são fiscalizados por uma entidade de classe.

São exemplos de profissionais liberais: médicos, advogados, contadores, jornalistas, economistas, corretores de imóveis, arquitetos, psicólogos, dentistas, entre outros.

Não há obrigação de se pessoa jurídica (ter um CNPJ), podendo atuar sem vínculos empregatícios. No entanto, pode ter os tributos retidos na fonte, e precisa informar os rendimentos na declaração do Imposto de Renda. Há ainda a opção de recolher os tributos por meio do chamado “carne leão”, pagar tributos como ISS, INSS e PIS.

Porém, também é possível exercer as atividades como pessoa jurídica e empregador. Nesse caso, é preciso se enquadrar em um regime tributário e demais obrigações fiscais.

 

Profissional autônomo:

São considerados autônomos pessoas físicas que atuam no mercado de trabalho como contribuinte individual, recolhem direitos previdenciários e são segurados da Previdência Social.

São exemplos de profissionais autônomos: babá, vendedor de doces, cuidados de animais, organizador de festa, consultores, professor particular, eletricista, faxineiro (a), entre outros.

Eles exercem atividades remuneradas sem vínculo empregatício, podem prestar serviços a pessoas físicas ou jurídicas, e contribuem com a previdência social por cada uma das atividades, recolhendo um valor limite mínimo estabelecido ou sobre o teto máximo da previdência social, de acordo com a remuneração mensal.

Ao prestar serviço para uma pessoa jurídica, por exemplo, a empresa pode recolher a contribuição previdenciária sobre o valor do serviço prestado, podendo descontar o percentual de 11% sobre o valor pago ao trabalhador. Há ainda outras modalidades, dependendo da empresa.

 

Tanto o liberal quanto o autônomo, podem atuar de forma independente no mercado de trabalho, e ambos estão sujeitos ao recolhimento tributário e previdenciário. Também podem atuar como pessoas físicas ou jurídicas, prestando serviço para pessoas físicas ou jurídicas.

 

E você, atua de que forma?

 

Leia também: Saiba agora quais a habilidades mais importantes de um líder