• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Saiba a diferença entre regime de caixa e de competência

As escritas contábil e fiscal são essenciais como fluxo de informação para uma empresa obter lucro. Para isso, se faz necessário entender o que significa regime de caixa e regime de competência e qual a diferença entre eles. Mas, como essas informações poderão ser utilizadas para melhorar a gestão passando por uma gestão tributária certeira e um controle orçamentário eficiente? Vamos te explicar! 

Regime de competência: Ele é considerado o regime oficial pela legislação brasileira, imposto de renda e princípios contábeis. Ele facilita a análise de resultados, situação financeira e patrimonial de uma empresa.

Na contabilidade, o princípio de competência deve considerar todas as transações ou acontecimentos administrativos logo que ocorrem, podendo ou não ser vinculado com recebimento ou dispêndio de capital, como para compra ou venda. Em outras palavras, serve para que a contabilidade possa apresentar toda a situação econômica da empresa e a melhor forma do planejamento orçamento e como desenvolvê-lo. Para utilizar o regime de competência, é necessário ficar atento a dois pontos: os aspectos fiscais e os aspectos orçamentários.

Entre as vantagens, é possível planejar investimentos futuros, mesmo sem ter quitado todas as pendências, mas já estão consideradas no balanço, assim como a depreciação, algo que só é possível através do regime de competência. 

Regime de caixa: neste regime são pagos os tributos por valores recebidos pelos serviços prestados, algo que não acontece no regime de competência, onde o tributo é pago sobre o faturamento, recebendo ou não.

Ele é muito utilizado para avaliação da situação financeira de uma empresa, uma vez que está ligada ao fluxo de caixa. Permite a visualização exata dos valores que a empresa tem, sem ser necessário fazer previsões ou projeções. 

Achou complicado? Aqui na Calculus nós descomplicamos todos os termos e te ajudamos a optar pela melhor solução para sua empresa. 

Leia também: 4 dicas de gestão do tempo para aumentar a produtividade